segunda-feira, 23 de maio de 2011

“No dia que fizermos a democratização das comunicações a gente cria condições políticas para fazer as outras reformas”

Reproduzo Essa Excelente entrevista concedida pela Deputada Federal Luiza Erundina ao site Fazendo Media

Para a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), "rever as regras de concessão e renovação de concessão é uma coisa importante". Foto: Luana Laux.

Apesar de sua baixa estatura e fala serena, mesmo chegando aos 80 anos a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) mantém um vigor impressionante em busca das transformações no país. Ela, que já foi prefeita de São Paulo, é uma das referências nas lideranças femininas no Brasil e segue lutando. Militante há décadas pela democratização dos meios de comunicação, hoje ela coordena a recém instituída Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom) e continua botando a boca no trombone contra os oligopólios da mídia.
De passagem pelo seminário “Marco Regulatório – Propostas para uma comunicação democrática”, realizado na última sexta-feira (20) no Rio de Janeiro pelo Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), ela explicou ao Fazendo Media por que esse setor é tão importante para a conquista de avanços na democracia brasileira. Segundo a deputada, algumas leis na área das comunicações estão ultrapassadas e outras não estão sendo aplicadas, além de faltar participação popular e controle social nos meios de comunicação.

Você falou que a principal luta hoje é no campo das comunicações e ela é estratégica. Por quê?

Primeiro porque o marco regulatório das comunicações brasileiras está defasado em quase 50 anos em um momento de convergência tecnológica, de internet, de revolução tecnológica nas comunicações. O nosso marco regulatório é absolutamente superado, obsoleto, e com distorções enormes, como, por exemplo, as regras de outorga e renovação de concessões absolutamente autoritárias estimulando o monopólio e oligopólio. Não há controle público, o único mecanismo, que é a Comissão de Comunicação Social ligada ao Congresso, está desativado há mais de 5 anos porque o Senado não convoca a sessão do Congresso para eleger os seus conselheiros. A diretoria está vencida, então não existe mecanismo de participação da sociedade civil, controle público e controle social.

Temos exatamente que reativar, criar novos mecanismos e atualizar esse marco legal, sem o quê não se conseguirá colocar a política de comunicação do país num patamar necessário. E de garantir ao cidadão o direito à comunicação e a participarção na gestão de um serviço público, que são os veículos de comunicação concedidos pelo estado em nome da sociedade mas sem nenhuma consulta popular a respeito dessas concessões e renovação praticamente automática.

O que vai acontecer com o que ficar decidido nesse seminário sobre o marco regulatório?

Tudo vai ser encaminhado para a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão. É através dessas contribuições que a gente quer intervir no processo da discussão do marco regulatório. Nós estamos exatamente nessas frentes estaduais e municipais colhendo todo o pensamento da sociedade a respeito para quando se intervier junto ao Ministério das Comunicações e às Comissões de Mérito do Congresso, a gente falar em nome da sociedade que isso são propostas que passaram pelo crivo e pelo debate na sociedade civil.

De que maneira a Frente Parlamentar Nacional vai atuar e como ela pode colaborar para o avanço nessa área?

A Frente Nacional está criada, tem um manifesto, um estatuto, e uma coordenação colegiada. Ela é formada por mais de 200 deputados que aderiram a ela e mais de 100 entidades da sociedade civil que militam em torno das questões das comunicações. Ela já está construindo uma agenda, fez uma primeira audiência com o ministro das Comunicações, está programando outras audiências com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a próprio ministério para acompanhar o passo a passo da construção desse marco legal. E de envolver a participação da sociedade fazendo atos, estimulando a criação dessas frentes parlamentares nos estados e municípios. A gente quer engrossar esse processo de articulação e de mobilização da sociedade em torno dessa questão.

Como é a correlação de força na disputa desse tema dentro do Congresso?

Antiga lutadora pela democratização da mídia, Luiza Erundina chama a população para pressionar os parlamentares em busca de mudanças no setor. Foto: Luana Laux.

É absolutamente desfavorável a nós do ponto de vista parlamentar, por isso a necessidade dessa mobilização da sociedade para pressionar os parlamentares para que venham juntos. Quando a gente diz que é uma Frente com mais de 200 parlamentares não significa que todos são atuantes e estão construindo essas posições e essas propostas. Grande parte dos parlamentares do Congresso tem interesses pessoais e privilégios, eles são detentores de concessão de rádios e Tv, tanto no Senado quanto na Câmara, e essas concessões se renovam automaticamente. Um exemplo disso é que nas vésperas da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) eles aceleraram a renovação pela terceira vez das concessões de alguns cabeças de rede: Globo, Record, Bandeirantes, que têm centenas, senão milhares, de concessões Brasil afora.  Como eles sabiam que a Confecom ia trazer novas exigências, novas regras e nova pressão contra a forma como se renova essas concessões e concedem essas outorgas, eles conseguiram no âmbito da Câmara, na Comissão de Ciência e Tecnologia e Comunicação e Informática, renovar pela terceira vez essas concessões. Eles já tinham duas e cada uma delas é por 15 anos de Tv e 10 anos rádio, e elas se renovam automaticamente. Eu entrei com requerimento de audiência pública para antes da renovação, mas a maioria não aprovou.

Qual é a batalha prioritária para conquistar avanços nessa área?

É o sistema como um todo. Rever as regras de concessão e renovação de concessão é uma coisa importante. Executar os dispositivos constitucionais e aplicar o artigo 54 da constituição que proíbe o monopólio e o oligopólio das comunicações, porque é uma concentração entre no máximo 6 grupos que detém as outorgas e concessões. Democratizar essas concessões é uma medida necessária e urgente para você democratizar o acesso aos meios. Criar mecanismo de controle público e de controle social sobre a programação. Outra questão é regulamentar o artigo 5º da constituição, que estabelece exatamente a regionalização da programação, a produção independente, que é de fato a democratização dos meios de comunicação em nosso país. Então é um tema vasto, complexo, mas de fácil entendimento quando se coloca para a sociedade o poder da mídia e a interferência dela no cotidiano na vida da sociedade.

Do ponto de vista jornalístico, qual é a sua avaliação?

Temos que lutar pelo retorno da Lei de Imprensa, por exemplo, que não existe mais. Trazer os trabalhadores do setor e forçar, de uma certa forma, aquele segmento dos empresários que queiram vir discutir com a sociedade aquilo que eles resistem. Eles alegam que esse esforço que a sociedade está fazendo significaria um atentado à liberdade de expressão. Por isso que a gente deu o nome de Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão, porque quem é defensor, tem dado sangue pela liberdade de expressão, tem sido esses atores da sociedade civil.

A Frente é para dizer que somos pela liberdade de expressão e pelo direito à comunicação a todos os cidadãos brasileiros como um direito humano essencial. Então é nessa linha que a gente está investindo o nosso tempo, a nossa energia e a nossa vontade para conseguir essa realidade. Se democratizarmos as comunicações do país a gente faz as outras reformas. Uma luta minha desde a minha origem é a luta pela reforma agrária e urbana, pela democratização da terra no campo e na cidade, e eu tenho dito que no dia que fizermos a democratização das comunicações a gente cria condições políticas para fazer as outras reformas: a agrária, urbana, tributária, e as outras que ainda estão para se fazer porque falta pressão política da sociedade para que isso ocorra.

2 comentários:

  1. João Paulo, a liberdade de expressão e democratização dos meios de comunicação são forças instituintes , processos, imprescindíveis à democratização efetiva: assim, me parece valiosae oportuno o debate; somente assim vamos garantir um efetivo controle social das políticas públicas.
    Abraços com carinho; e parabéns pela divulgação da entrevis ta da Dona Erundina.
    Carinhosamente, jorge bichuetti.
    Do blog Utopia Ativa
    www.jorgebichuetti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sem Dúvida Jorge, Infelizmente ainda vivemos uma Ditadura Midiática, onde alguns concentram o Monopólio das comunicações. Temos que andar no Congresso em relação a Regulamentação da Mídia, que eles fazem essa repercussão toda, como se fosse uma censura, sendo que existem mecanismos de regulamentação e controle social em diversos países.

    Abraço Jorge!

    ResponderExcluir