quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Audiência pública no Rio vai discutir privatização do Maracanã


A privatização do Estádio Maracanã será tema de uma audiência pública na quinta-feira (13), no Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A audiência é resultado da mobilização da campanha “O Maraca é nosso”.

Agência Pulsar


A campanha tem por objetivo impedir a concessão do estádio para a iniciativa privada. Além disso, o movimento luta pela permanência de setores populares depois das obras de reforma e modernização da Maracanã.
Inaugurado em 1950, o estádio passa por reformas para se adaptar às regras da Fifa e receber jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014. De acordo com o projeto, o Maracanã se tornará uma arena com área de lazer, bares, restaurantes, lojas, museu e infraestrutura para grandes shows.
Em outubro, o governo do estado do Rio de Janeiro deverá lançar o edital para privatização da administração do Maracanã. A previsão é que o estádio seja reaberto em fevereiro de 2013, já sob controle de uma entidade privada. Dentre os interessados estão o empresário Eike Batista e os clubes Flamengo e Fluminense.
Até o momento, segundo o governo do estado do Rio de Janeiro, já foram concluídas cerca de dois terços das obras, que já consumiram 869,1 milhões de reais, 9,1 milhões a mais do que o planejado.
Para a audiência pública sobre o tema, foram convidados João Hermínio Marques, integrante da Frente Nacional dos Torcedores e da campanha “O Maraca é nosso”; o ex-jogador Afonsinho; o governador Sérgio Cabral; Márcia Lins, secretária estadual de Esportes e Lazer; Regis Fichtner, secretário estadual da Casa Civil; Cristina Lodi, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-RJ); e o professor de História Luiz Antônio Simas. (pulsar/brasildefato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário