domingo, 20 de março de 2011

Informe UNESCO destaca qualidade e prioridade de educação em Cuba




Paris, (Prensa Latina) A qualidade e a prioridade dada à educação em Cuba foi ressaltada em um relatório publicado hoje aqui pela UNESCO que destaca também o programa de alfabetização "Eu sim posso".
  O texto enfatiza também que o ensino salva vidas e põe a ilha caribenha como exemplo por seu baixo índice de mortalidade infantil.

O Relatório de Acompanhamento da Educação para Todos (EPT) no Mundo 2011, uma publicação anual independente dirigida nesta ocasião por Kevin Watkins, exalta o grau de compromisso financeiro no setor.

Pouco menos de 40 por cento dos países da região sobre os quais se dispõe de dados pertinentes gastaram em 2008 mais de cinco por cento de seus Produtos Internos Brutos respectivos em educação.

No entanto, existem grandes diferenças já que essa percentagem varia de 1,2 por cento em Bermudas a 13,8 por cento em Cuba, assinala o texto.

Acrescenta também que em 2008, o programa "Eu sim posso", criado por iniciativa do governo de Cuba em 2003, funcionava em 12 países da América Latina.

Este projeto integrou-se a estratégias mais vastas encaminhadas a conseguir a alfabetização universal da população adulta no Estado Plurinacional da Bolívia, Equador, Nicarágua, Panamá e na República Bolivariana da Venezuela, detalha a informação.

Por outro lado, o relatório distingue que a Maior das Antilhas é também o país da região com a maior percentagem de alunos qualificados com as máximas pontuações e com a menor proporção de alunos com pontuações de nível um ou inferiores.

Em Cuba, mais de 50 por cento dos alunos conseguiram pontuações de nível quatro, o que representou uma percentagem mais de três vezes superior ao registrado na Argentina e no Chile, indica o documento.

Pátria Latina

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