quinta-feira, 31 de março de 2011

Barcas não vão mais fazer travessia Rio-Niterói-Rio durante a madrugada. O que a população ganha com isso?

A partir de 26 de abril, as barcas que fazem a travessia Rio-Niterói-Rio não vão funcionar de madrugada.

Entrando no site das Barcas S/A encontrei o seguinte aviso:





Já foi definida a data para o fim da circulação durante a madrugada das barcas: 26 de abril. Em nota, a concessionária Barcas S/A afirma que o serviço será encerrado por determinação do governo. Eles afirmam ainda que os usuários poderão contar com o serviço da linha de ônibus 100D, que faz o trajeto Praça XV-Araribóia. Leia a íntegra da nota:

"A concessionária Barcas S/A informa que o serviço de transporte da linha Praça XV-Niterói, do período da madrugada (compreendido entre meia-noite e 5 horas), será suprimido por determinação do Governo do Estado.

"Tal medida decorreu da verificação da baixa demanda, que não alcança uma quantidade mínima de passageiros para justificar a utilização do transporte de massa.

"É importante destacar que o interesse das pessoas que utilizam o transporte durante esse período está garantido. A linha de ônibus 100D, que faz o trajeto Praça XV-Araribóia, opera 24h em todos os dias da semana.

"Durante os próximos 30 dias, a concessionária vai comunicar aos usuários a data de paralisação do serviço, que será em 26 de abril de 2011".

A empresa Barcas S.A. recebeu uma concessão do estado para operar as barcas. Evidentemente, esse contrato previa o funcionamento das barcas de madrugada. O que deixará de ocorrer a partir de 26 de abril.

E o que a população ganha com isso? Nada. Como a arrogante nota da empresa informa, o povão madrugador deve pegar a linha de ônibus.

E o dinheiro que a Barcas S.A. vai economizar ao deixar de prestar um serviço para o qual recebeu concessão vai pra onde?

A empresa deveria pelo menos oferecer o serviço gratuito de ônibus para os usuários. Ou então o governo do estado deveria renegociar a concessão.

O que não pode é a empresa anunciar que o serviço será "suprimido por determinação do Governo do Estado" e ainda lucrar com isso.

Ou pode?

Metrô e SuperVia eu sei que são defendidas pelo escritório de advocacia da esposa do governador Cabral. Barcas também?

Como disse Molon:

O Rio é o paraíso dos concessionários de transportes públicos e o inferno dos usuários. E isso com todo o apoio do governo do estado!!!

Primeiro, o governo prorrogou por 20 anos a concessão do metrô em troca de uma obra que piorou muito o sistema.

Depois, prorrogou o contrato da Supervia (trens) por 25 anos, depois de tanto sofrimento imposto aos usuários - chicotadas, entre outros.

Agora, isenta as barcas de ICMS e muda o contrato para permitir que não haja o serviço durante a noite. INACREDITÁVEL!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário