segunda-feira, 28 de março de 2011

Exposição registra os 47 anos da ditadura no País

O Arquivo Nacional promove a exposição Registros de uma Guerra Surda, que será inaugurada na próxima sexta-feira (1º) e aberta ao público a partir de segunda-feira (4), no Rio de Janeiro. A exposição é uma amostra da documentação oficial e do que foi produzido pelos órgãos de imprensa e organizações que se dedicavam a combater a ditadura militar no Brasil.

Arquivo Nacional
A ditadura no Brasil durou 21 anos - de 1964 a 1985.

Exposição registra os 47 anos da ditadura no PaísAntes da abertura da exposição será realizado, entre 30 de março e 1º de abril, o 2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos – Memória e Resistência. Além da exposição e do seminário, o evento incluirá uma mostra paralela de filmes sobre o tema.

Registros de uma Guerra Surda apresenta documentos do Arquivo Nacional e de instituições parceiras do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas, criado pelo governo federal, sob a coordenação do Arquivo Nacional, com o objetivo geral de ser um polo difusor de informações contidas nos registros documentais sobre as lutas políticas no Brasil nas décadas de 1960 a 1980.

Cerca de 400 mil registros documentais já estão disponíveis para consulta no Banco de Dados do Memórias Reveladas, no Portal do Memórias Reveladas.

Serviço:
A exposição está aberta ao público de 4 de abril a 26 de agosto de 2011, no Arquivo Nacional, com entrada franca, de 8h30m às 18h, de segunda a sexta-feira. Visitas guiadas serão oferecidas aos alunos das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro, com agendamento pelo e-mail: pi@arquivonacional.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário