domingo, 13 de março de 2011

Cuba denuncia confisco de fundos pelos EUA na área da saúde

 

Cuba denunciou neste sábado (12) um novo desdobramento do bloqueio dos Estados Unidos à Ilha ao apreender US$ 4,207 milhões que o Fundo Mundial de Luta Contra a AIDS e a tuberculose havia destinado para o primeiro trimestre.

 pronunciamento foi feito pelo vice-ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Orlando Hernández, que explicou que esta ação se soma à longa lista de exemplos de aplicação de extraterritorialidade do cerco econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba por mais de 50 anos.

Indicou que no mês de janeiro passado, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), encarregado de canalizar a ajuda financeira a Cuba, informou que o escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos tinha congelado os fundos para o setor da saúde na Ilha.

O financiamento que regularmente vinha se efetuando todos os anos, estava destinado a projetos do Fundo Mundial de Luta contra a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida e a tuberculose no país caribenho.

O funcionário cubano acrescentou que esta ação constitui um ato ilegal que obstaculiza seriamente a cooperação internacional proporcionada pelo sistema das Nações Unidas através de suas agências a fundos e programas.

Disse que é ainda mais grave porque afeta os fundos destinados a combater e prevenir no país epidemias para cuja erradicação o governo cubano e a comunidade internacional dedicam seus maiores esforços.

A declaração destaca que esta medida unilateral de Washington afetará, igualmente, o início e a continuidade de projetos sociais centrados em grupos vulneráveis da população cubana, assim como o caráter universal das agências, fundos e programas da ONU.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário