quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os Rumos da TV

A TV está chegando ao seu fim
Bem, pelo menos da forma que a conhecemos hoje. Vint Cerf, o pai da WEB, disse dias atrás numa entrevista no Festival Internacional de Televisão em Edimburgo que os canais de TV tradicionais serão substituídos por novos serviços interativos através da grande rede.


De acordo com o cientista, que há 30 anos participou da invenção da rede, a TV se aproxima de um momento crítico similar ao que atravessou a indústria musical com o aparecimento do reprodutor de mp3.

  - "85% de todo o material de vídeo que vemos já está gravado, de forma que logo qualquer pessoa poderá preparar o próprio sistema para fazer as oportunas descargas à vontade", explicou Cerf, atual vice-presidente da Google e presidente da organização que administra a Internet.

  - "A televisão só será utilizada para os noticiários, os acontecimentos esportivos e as emergências, mas cada vez mais usaremos equipamentos como o iPod para baixar determinado conteúdo para vê-lo depois", assinalou.

Cerf predisse que logo a maioria verá a televisão através da Internet, revolução que pode significar a morte dos canais tradicionais em favor de novos serviços interativos. Dirigindo-se aos executivos da indústria da televisão, animou-os a que deixem de ver à Rede como uma ameaça em lugar de uma grande oportunidade.

- "Já estamos começando a ver a forma de misturar e combinar as informações. Imaginem só a possibilidade de fazer uma pausa em um programa de TV e utilizar o mouse para clicar em qualquer dos diferentes elementos que aparecem na tela e pesquisar por mais coisas a respeito", comentou

Por outro lado, Cerf assegurou que o incremento do vídeo na rede não irá causar seu colapso e disse que "estamos ainda longe de esgotar sua capacidade".

Ademais, revelou que atualmente trabalha para levar a Internet para além dos limites da Terra e utilizar as comunicações com os veículos espaciais, incluídos os interplanetários enviados a explorar a superfície de Marte.
Cerf só não falou sobre a possibilidade das redes de TV acabarem com a imparcialidade da rede. Sim, porque aqui todos nós temos o direito de opinar, de receber uma informação ainda não mastigada pelos meios. Coisa que a TV não permite, já que sua principal função é a de manipulação social e lucro dos concessionários.

Lembrem-se, a televisão no Brasil é um sistema de concessão que deveria ser tratada pelo estado como um serviço público, assim como os são os serviços de energia elétrica e de água, por exemplo. Mas infelizmente a legislação brasileira sobe o assunto é frouxa, principalmente no que tange à concessão de canais e à liberdade de competição. Portanto nem Silvio Santos, nem os Marinho, nem o Edir Macedo e muito menos o João Saad, são donos de nada. Eles tem uma concessão para explorar a TV que primariamente deveria ser de utilidade pública.
Sinceramente, não me agrada nem um pouco ver a chegada destes canais de TV à web, já dá para imaginar o quanto se elevará o custo de hospedagem web com este pessoal daninho tentando derrubar as ferramentas sociais e manipular/impedir a informação pontual de blogs sérios como já tentou o Estadão em 2006. Esperar pra ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário