quarta-feira, 13 de abril de 2011

Embraer fecha três acordos com empresas chinesas para venda de 40 aviões

Modelo Embraer 190 encomendado pelas companhias aéreas da China. Foto: Embraer/Imprensa

A Embraer ampliou participação no mercado de aviação chinês. Em três acordos formalizados na China, a empresa brasileira anunciou a venda de 30 aviões modelo Embraer 190 para a companhia China Southern Airlines e mais dez aeronaves do mesmo modelo para Hebei Airlines. Somente os aviões da China Southern Airlines representam montante de US$ 1,25 bilhão, de acordo com comunicado divulgado pela Embraer em São José dos Campos. Com as novas encomendas, a Embraer tem agora 135 aeronaves no mercado chinês, incluindo 85 Embraer 190, 46 ERJ 145 e quatro jatos executivos. Mais de 80 aviões da empresa estão em operação neste mercado.

O outro acordo foi com a AVIC (Aviation Industry Corporation of China) com o objetivo de implementar uma linha de produção de Legacy 600/650 na China, utilizando a infraestrutura, recursos financeiros e mão-de-obra da joint venture Harbin Embraer Aircraft Industry Company (HEAI) entre as duas empresas. Nas próximas semanas, as empresas finalizarão os detalhes deste projeto e a formalização da documentação necessária.

Executivos da Embraer integram a delegação de 300 empresários brasileiros que acompanham a visita oficial da presidenta Dilma Rousseff à China. Os três acordos, segundo a assessoria da Embraer, foram assinados em Pequim. A chinesa CDB Leasing Co., Ltd. (CLC) confirmou a compra de um segundo lote de dez Embraer 190. O negócio dá continuidade à encomenda inicial feita no início deste ano, quando a empresa chinesa encomendou dez aeronaves desse modelo. Além disso, uma Carta de Intenções (Letter of Intent – LOI) para um terceiro lote de dez Embraer 190 também foi assinada durante a cerimônia. Todos os 30 aviões encomendados serão operados pela China Southern Airlines, a maior companhia aérea do país e a terceira do mundo, que começará a receber as aeronaves no segundo semestre deste ano.
“Estamos satisfeitos por receber este novo pedido da CLC e da China Southern Airlines. Trata-se de mais uma confirmação da qualidade da nossa aeronave, cuja frota na China em breve chegará a 100 unidades”, disse Paulo César de Souza e Silva, vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial.

Além disso, Embraer e a Hebei Airlines Co., Ltd., da China, assinaram também em Pequim, nesta terça-feira (12/4), um contrato para a aquisição de dez EMBRAER 190 em Pequim, na China. A primeira entrega destes dez jatos está programada para setembro de 2012.

Para atender à crescente demanda do transporte aéreo, consequência do acelerado desenvolvimento econômico da região nos últimos anos, o governo da província de Hebei está priorizando a expansão da aviação. Em junho de 2010, a Hebei Airlines foi criada como uma holding do Hebei Aviation Investment Group, um companhia estatal líder. Atualmente, a Hebei Airlines opera seis aeronaves, incluindo dois Embraer ERJ 145. O Embraer 190 ajudará a empresa aérea a apoiar sua expansão de curto prazo.

Modelo – O Embraer 190 é o terceiro de quatro aviões da família de E-Jets da Embraer, que tem cerca de mil ordens firmes e mais de 700 aeronaves em operação em todo o mundo. A aeronave tem alcance de 4.225 km (2.300 milhas náuticas), fornecendo serviços de baixo custo para mercados de baixa e média densidade em rotas ponto a ponto; possibilitando a utilização em conjunto com aeronaves maiores de companhias aéreas que operam em rotas principais, conforme variação sazonal ou periódica de demanda para ajuste da oferta; ou sendo usados para desenvolver novas rotas, abrindo novos mercados, etc. Conforto é uma das principais características do Embraer 190. A seção da fuselagem em formato de dupla bolha maximiza o espaço da cabine para o passageiro, oferecendo o corredor e os assentos mais largos da categoria. A ausência de assentos de meio e um avançado sistema opcional de entretenimento a bordo também contribuem para o conforto do passageiro.

Legacy 600 da Embraer será construído na China. Foto: embraer/Imprensa

A Embraer S.A. assinou um acordo com a AVIC (Aviation Industry Corporation of China) com o objetivo de implementar uma linha de produção de Legacy 600/650 na China, utilizando a infra-estrutura, recursos financeiros e mão-de-obra da joint venture Harbin Embraer Aircraft Industry Company (HEAI) entre as duas empresas. Nas próximas semanas, as empresas finalizarão os detalhes deste projeto e a formalização da documentação necessária.

A Embraer e a AVIC reconhecem o rápido crescimento do mercado de aviação executiva chinês e estão confiantes no potencial do Legacy 600/650 para atender aos requisitos deste exigente mercado.


Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário