terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Lula: Vamos nos despedindo, OBRIGADO Presidente!!!

Em sua última viagem como presidente, Lula recebe homenagem de Cristina Kirchner

 

Ao realizar sua última viagem internacional antes de deixar o cargo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado neste sábado, durante a Cúpula Ibero-Americana, pela presidente argentina, Cristina Kirchner, anfitriã do evento

Cristina agradeceu ao brasileiro por ter contribuído para a integração latino-americana e entregou a Lula um presente, que reproduz uma foto dele com o ex-presidente argentino, Néstor Kirchner, que morreu no fim de outubro.

Emocionado, Lula disse que é "um político latino-americano" e que continuará fazendo política e "andando pela América Latina".

O presidente também citou conquistas na integração econômica e política do continente e destacou a reaproximação entre os governos da Colômbia e da Venezuela.

"[O presidente colombiano Juan Manuel] Santos e [o venezuelano Hugo] Chávez vão se entender muito mais do que [o ex-presidente colombiano] Álvaro Uribe e Chávez. Hoje estão se entendendo tão bem, que eu e Cristina [presidente argentina] já estamos com ciúmes dessa relação", disse.

Em outro discurso, durante uma homenagem da cúpula a Néstor Kirchner, Lula afirmou que, junto com o argentino, reduziu a rivalidade entre os dois países e construiu a melhor relação bilateral da história. Disse ainda que a presidente eleita, Dilma Rousseff, irá estabelecer uma "associação, sem dúvida, ainda melhor" com Cristina.


 Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares participa de homenagem a presidente Lula 

Nesta quinta-feira, 2 de dezembro, 150 conselheiros, dos quais o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, faz parte e ex-ministros de Relações Institucionais se reuniram no Palácio do Planalto para celebrar a trajetória do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, como instrumento da democracia

Esta foi a última plenária do CDES no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não só participou da reunião, mas também foi homenageado. “Nunca antes, na história Brasil, membros da sociedade foram chamados para participar da definição de políticas públicas como nesse Governo. Nós aprendemos como é bom ouvir”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Todos os mais de 150 líderes da sociedade civil que já participaram do conselho receberam uma distinção pelo trabalho realizado. O CDES, criado pela lei 10.683/2003 como um órgão consultivo da Presidência, é composto atualmente de 90 conselheiros e 17 ministros, com mandato de dois anos (renovável). É formado por empresários, sindicalistas, intelectuais e líderes de movimentos sociais.

Confirmaram presença na cerimônia todos os ministros da Secretaria de Relações Institucionais que já coordenaram o CDES. O presidente do Conselho é o  Presidente Lula, que será substituído em 2011 pela presidente eleita, Dilma Roussef. No novo governo, os conselheiros vão prosseguir a discussão em torno dos nove desafios que consideram prioritários para que o Brasil continue seu caminho na direção do crescimento econômico com inclusão social e ambientalmente sustentável.

Neste encontro os conselheiros receberam dois relatórios do Observatório da Equidade, uma rede ampliada de observadores  do CDES e entidades parceiras. Trata-se do “4º Relatório sobre as Desigualdades na Escolarização no Brasil” e do “2º Relatório sobre Indicadores de Equidade no Sistema Tributário Nacional”. Implantado em 2006, o Observatório tem a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário