quarta-feira, 31 de julho de 2013

Esquerda e Direita existem SIM!


De onde surge a ideia de que, de repente, uma disputa ideológica tão antiga possa ter desaparecido?

Bem, desde a queda do Muro de Berlim e o desaparecimento da União Soviética, ambos na década de 1980, desfez-se a chamada "Guerra Fria", travada entre socialistas e capitalistas, que até aquele momento era uma disputa ideológica bem clara.

O bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, saiu vitorioso desse capítulo e, a partir de então, começaram a espalhar pelos quatro cantos do mundo a visão de que o socialismo morrera e que as ideologias se foram com ele.
Paralelamente com a vitória capitalista nos anos 80, ganhava força um novo modelo econômico que defende o livre mercado. Essa tendência prega a total liberdade das empresas em detrimento da presença do Estado. Apresentam-se, assim, as novas bandeiras da direita e da esquerda.

Enquanto direitistas modernos querem que as empresas sejam soberanas e que elas próprias regulem a economia e até mesmo as políticas sociais, a nova esquerda defende o fortalecimento do Estado, para que o mesmo seja responsável, sobretudo, pela oferta de educação, saúde e segurança.

O que torna difícil essa definição é que políticos que defendem o livre mercado costumam não deixar isso claro em suas propostas. Se apresentam ao eleitor de forma a confundi-lo, pois sabem que a grande maioria da sociedade está de acordo com as políticas públicas sob responsabilidade dos governos.

Toda essa contenda, ganhe quem ganhar, pode trazer de volta, a qualquer momento, levando em consideração a crise econômica mundial, a velha e sempre moderna luta pelo socialismo. Afinal, é evidente que o mundo mudou muito durante os últimos anos, mas as ideias apenas se transformaram e se adequaram aos novos tempos, portanto, nada morreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário