quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Semana de Doação de Sangue

Objetivo é aumentar estoques para suprir a demanda dos próximos meses

rj.gov.br
O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, lançou nesta terça-feira (22/11) a campanha da Semana do Doador de Sangue, que será comemorada em todo o Brasil na próxima sexta-feira (25/11). A abertura do evento foi realizada na Cinelândia, no centro do Rio.

Segundo a supervisora de coleta do Hemorio, Janine Cardoso, o objetivo da ação é assegurar o aumento de estoques de sangue em níveis suficientes para suprir a demanda dos próximos meses.

- É muito importante esta campanha, pois os estoques do Hemorio são distribuídos para cerca de 200 hospitais. É essencial que as pessoas tenham a noção da importância de manter estes estoques sempre bem abastecidos - disse a médica.

Com a proximidade das festas de Natal, Réveillon e Carnaval, aumenta a preocupação dos hemocentros em todo o país em não deixar faltar sangue em seus estoques. Historicamente, há uma queda de aproximadamente 35% das doações entre dezembro e fevereiro, época em que as pessoas costumam sair de férias. No Carnaval, a queda chega a 50%.
O universitário Carlos Henrique Lage contou que doa sangue sempre que tem um tempo disponível.

- Por conta de meu tipo sanguíneo ser AB positivo, pouco comum na população brasileira, é que procuro fazer esta ação, pois vale à pena - explicou.

Para ser um candidato a doação de sangue é necessário ter entre 16 e 68 anos incompletos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e trazer um documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho). Não é necessário estar em jejum. O doador deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e a ingestão de bebidas alcoólicas, doze horas antes.

- A última vez que doei sangue foi em Minas Gerais. Tenho a plena consciência que todo o dia é dia de doar sangue. Salvamos muitas vidas sempre que fazemos isto - afirmou a administradora de empresas, Carla Oliveira.

A campanha, que tem o apoio do RIOSOLIDARIO - Obra Social do Rio de Janeiro, espera receber cerca de dois mil candidatos até sexta-feira (25/11). A coleta será realizada no Hemorio todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18 h. O espaço fica na Rua Frei Caneca, 08, no centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário