domingo, 2 de junho de 2013

Pessoas menos inteligentes tendem a ser mais conservadoras e preconceituosas


Não é nova a idéia de que o conservadorismo e o preconceito estão ligados umbilicalmente. Vários estudos já realizados chegaram a essa conclusão. A novidade é que o posicionamento conservador e o preconceito podem estar ligados à baixa inteligência.

Um estudo feito por pesquisadores de uma universidade de Ontario, no Canadá, chegou a conclusões bastante interessantes: adultos de baixo QI ou com dificuldades cognitivas tendem a ter atitudes conservadoras e preconceituosas (racismo, homofobia, machismo etc).


Livre Pensamento

O estudo foi dirigido pelos pesquisadores Gordon Hodson e Michael A. Busseri, do departamento de Psicologia da Universidade Brock, de Ontario, e foi publicado pela revista Psychological Science.

Os dados levam a crer que as pessoas menos inteligentes se sentem atraídas por ideologias conservadoras porque estas exigem menos esforço intelectual, pois oferecem estruturas ordenadas e hierarquizadas, onde o indivíduo pode se sentir mais confortável.

É bom deixar claro que inteligência nada tem a ver com escolaridade. Há vários exemplos históricos (como a Comuna de Paris ou a Revolução Russa) em que as classes mais baixas e com menos escolaridade se mostraram as únicas capazes de pensar de maneira progressista.

Hodson afirma que “menor capacidade cognitiva pode levar a várias formas simples de representar o mundo e uma delas pode ser incorporada em uma ideologia de direita, onde ‘pessoas que eu não conheço são ameaças’ e ‘o mundo é um lugar perigoso ‘…”.

A grande contribuição dessa pesquisa pode ser a criação de novas formas de combater o racismo e outras formas de preconceito. “Pode haver limites cognitivos na capacidade de assumir a perspectiva dos outros, particularmente estrangeiros”, entende Hodson, já que a crença corrente é que o preconceito tem origens emocionais, não cognitivas.

O que será que Marco Feliciano e Silas Malafaia têm a dizer sobre isso?

3 comentários:

  1. Que cagada de merda é essa? Se você diz que pessoas de direita são menos inteligentes por que uns pesquisadores de merda como Gordon Hodson e Michael A. Busseri, que também são esquerdistas, chegaram a essa conclusão, então porque nos debates políticos os esquerdistas sempre são supérfluos no que falam e falam merda? Nós conservadores acreditamos no capitalismo por que ele funciona e torna as pessoas e empresas mais competitivas no mercado atual, acreditamos também na família por que é a base da sociedade, em Deus e nos bons costumes por que rege para o bom convívio de todos.
    Já vocês socialistas ainda não aprenderam com os erros da antiga União Soviética? 100 milhões de mortos, ditaduras em todos os países comunistas, sem democracia, atraso econômico, serviços públicos ruins, péssima alimentação (comem mal e pouco) etc... Resumindo: Essa pesquisa é ridícula e esses caras não sabem o falam e você comunista cai feito um patinho nessa historinha deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, a charge está dizendo que 57 milhões de brasileiros são ricos, odeiam os negros e querem matar os pobres?
      O único preconceito que eu vi aqui é o preconceito de com quem pensa diferente, qualquer pessoa verdadeiramente inteligente sabe que em uma democracia de verdade existe uma direita e uma esquerda, o socialismo, capitalismo, conservadorismo, liberalismo... um é necessário para conter os excessos do outro e população a população, democraticamente e diante dos fatos, tal como em 2018, escolhe o que acredita ser melhor para seu futuro, democracia é isso, liberdade de pensamentos, a harmônia e respeito entre pensamentos diversos, o rodízio de poder, nenhuma ideologia pode ficar no poder pra sempre, pois isso não será uma democracia mas uma ditadura.
      Não vão chegar a lugar algum taxando um direitista um conservador ou capitalista de "racista" ou "antipobre" isso só vai agradar a a bolha da militância ideologica, chamar um "especialista" que pensa exatamente o mesmo que você para dizer algo que você já espera que ele diga não tem nenhuma credibilidade, é como querer falar de sí mesmo, é óbvio que ao falar de sí mesmo você irá se elogiar. O fato de 57 milhões de pessoas elegerem o Bolsonaro em 2018 mostra que essa estratégia de taxar a direita de racista, nazista, homofóbica, fascista, antipobre, machista, e etc não cola, até porque nesses 57 milhões de pessoas tem negros, trans, mulheres e pobres.
      Esse tipo de atitude infelizmente mostra um grande preconceito e intolerância ao pensamento político e ideológico diferente, e essa intolerância é o que mais se aproxima do autoritarismo.

      Excluir