terça-feira, 5 de março de 2013

Alagamentos - Descaso desde 1911


Olha qual era a capa desse jornal carioca em Abril de 1911! Mais de cem anos depois a situação é muito parecida. Crescimento desordenado, paradigma do asfalto, ausência de saneamento e lixo nas ruas são os causadores das tradicionais enchentes de fim de verão. É espantoso e inadmissível que nenhuma administração municipal tenha se mobilizado para resolver a questão. (Indicado pelo Amigo Rafael Rezende)





Legenda abaixo da charge:

"Bento Ribeiro: - Uma calamidade! Mas, você sabe, a Prefeitura não está em condições de, sozinha, metter mãos à obra para evitar as inundações da cidade...

Seabra:- De acordo. E como se trata da capital da Republica, não é demais que o ministério da Viação secunde o esforço do município, como aconteceu no governo de Rodrigues Alves. Mãos à obra!

Zé Povo:- Ora graças, que, afinal, ouço palavras animadoras! É uma vergonha que, tendo-se melhorado e transformado a cidade do Rio de Janeiro, ela continue a ser vítima de pavorosas inundações, que interrompem o trafego e o transito por longo tempo, que fazem ruir casas e casebres, que causam enormes prejuízos e mortes! A união faz a força! Eu espero que a Prefeitura e o ministério da Viação, reunidos, acabem com este espetáculo contristador e deprimente, que depois de me prejudicar tanto e roubar a vida dos meus semelhantes, faz ir por água abaixo a fama da nossa engenharia e até o bom nome do Brasil entre as nações progressistas!"

Rio de Janeiro, 1911.

Origem: Revista O Malho, n° 446. Coleção Plínio Doyle pertencente ao Acervo da Casa de Rui Barbosa.

Fonte: http://riocidadesubmersa.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário