sexta-feira, 3 de maio de 2013

Joaquim Barbosa admite que mídia brasileira é de ‘direita’ e ‘racista’




“Joaquim Barbosa admite que mídia brasileira é de direita e racista. Avaliando a ausência de diversidade político-ideológica, Barbosa lembrou que há apenas três jornais de circulação nacional, “todos eles com tendência ao pensamento de direita”



Pragmatismo Político

Em discurso há pouco no evento de comemoração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, realizado pela Unesco, na Costa Rica, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, afirmou que a mídia brasileira é afetada pela ausência de pluralismo.

Ressaltando que neste ponto falava como acadêmico, e não como presidente do STF, Barbosa avaliou que esta característica pode ser percebida especialmente pela ausência de negros nos meios de comunicação e pela pouca diversidade política e ideológica da mídia.

A apresentação do presidente do STF se deu em quatro partes voltadas a apresentar uma perspectiva multifacetada sobre liberdade de imprensa. Na abertura, reafirmou o compromisso da corte e do país com a liberdade de expressão e de imprensa, e ressaltou que uma imprensa livre, aberta e economicamente sólida é o melhor antídoto contra arbitrariedades. Barbosa lembrou a ausência de censura pública no Brasil desde a redemocratização em 1985.”

Presidente do STF diz que falta pluralismo a Mídia brasileira

4 comentários:

  1. no texto não diz que a imprensa é de direita, diz que ele reclamou pela falta de pluralismo.... ele disse exatamente sobre á direita ou concluiu-se isso? Abraços

    ResponderExcluir
  2. Levando-se em conta as aspas simples e duplas presentes no título e no resumo pós título, tudo indica que ele falou o que está entre aspas, pois é assim que se indica e se separa a fonte (no caso a fala) da análise ou comentário!!!
    Não tem nada de de novidade no que ele disse, apesar de achar muito importante que ele diga! Somente enfrentando os valores e as vozes que sustentam as nossas muitas desigualdades, conseguiremos avançar para uma sociedade mais justa e democrática política e socialmente. Fransérgio Follis

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a impressa direitista e racista não vai publicar isso!!!

    ResponderExcluir
  4. "Barbosa afirmou ainda que são poucos os grandes órgãos de comunicação no Brasil, o que não permite refletir muitas tendências diversas e acrescentou que muitos são conservadores. Sem citar nomes, ele disse que, no Brasil, existem apenas três grandes jornais e, no campo das ideias, eles tendem à direita."


    http://www.valor.com.br/politica/3110714/presidente-do-stf-diz-que-falta-pluralismo-midia-brasileira#ixzz2STsuoNk4

    Abraço!

    ResponderExcluir